Incerteza e risco

A 2 kms da costa de Ibiza encontramos Es Vedra, em frente a Cala d’Hort com uma altura de 382m e 60 hectares. O que chama a atenção é o mistério que envolve a ilha ao lado de suas lendas. Uma dessas, nos remete à milhares de anos quando foi separada de Ibiza, reza, que o fez de bom grado assumindo o papel de guardiã cobrindo-se de misteriosa energia, protegendo a todos que lá iam seus males curar. Fala-se no gigante Es Vedra, que enfrentou dois irmãos que foram buscar a cura. Desta peleja e com a ajuda de ouriços do mar, o gigante fugiu à seu covil numa das cavernas da ilha. Outra lenda remete ao seculo XIX em que a senhora Es Vedra, transformou a aparência do padre Francisco Lleida em uma menina vestida de branco. Exilado em IBiza, assumiu vida eremita até sua transformação. Em consequência, espalharam que pessoas que lá iam acabavam por sentir seus poderes místicos. Com o disseminar dos relatos, surgem histórias de pescadores e investigadores de eventos inexplicáveis que supunham ocorrer perto da ilha. Chegaram a dizer que próximo a ela, haveria uma base de UFOs e que suas energias místicas seriam explicadas pelos ETs recarregando suas naves.
Nesta toada de Es Vedra vem à tona a ideia de incerteza e risco. Se enxergarmos incerteza como situação que não prevemos o resultado, ou, efeito inserido num grau de imprecisão das medidas físicas, ou, o desconhecido. Talvez um dos melhores conceitos, seja a visão matemática, dada por Frank Knight buscando diferenciar risco e incerteza em sua obra Risco, Incerteza e Lucro de 1921. Avisa que risco é a incerteza mensurável ou falsa e que estaria afeto à probabilidades. Ainda sob o ponto de vista matemático, avalia-se que o risco está em uma situação cujas possibilidades são conhecidas. Quanto a incerteza, refere ao desconhecimento dessas possibilidades ou situação em que o futuro não pode ser e nem é algo conhecido. Quer dizer, inseridos na matemática, eventos considerados incertos ou inesperados ou sob risco, talvez nos aloque no cotidiano de forma mais abrangente.
Ao lado da incerteza e risco, surge o comportamento humano em que indivíduos reagem da mesma forma mesmo sem direção orientada, com o nome de comportamento em manada. Lacan chama etológico ao conjunto de comportamentos individuais relacionados ao meio natural. Darwin ensina que cada espécie apresenta seu próprio comportamento particular seguindo determinados padrões e peculiaridades anatômicas. Desta feita, a psicologia mostra que comportamentos são ambientais compensatórios e ectópicos. Nesta premissa, interpretamos que comportamentos lendas histórias incertezas ou riscos, se inserem na vida humana com a naturalidade da realidade que se vive.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s