Muros e clima

A IPCC avisa que Bengladesh é um dos países mais vulneráveis às alterações do clima por conta da elevação do nível do mar, aumento do índice de chuvas e ciclones tropicais. Tais eventos causam forte impacto na agricultura, no abastecimento de água, na segurança alimentar e nos abrigos populacionais. Calcula-se em 31 milhões os refugiados climáticos pela elevação do mar. Como se não bastasse, uma curiosidade macabra atinge o país por conta dos terremotos, indicando que a atividade tectônica causou importantes mudanças no curso dos rios, sem falar na contaminação da água por arsênico.
A ONG bengali Unnyan Onneshan nos avisa que na região costeira nacional, até 2100, o nível do mar aumentará um metro atingindo 25 mil kms² e deixando milhões de pessoas desabrigadas. Por conta do aumento dos ciclones o número será de 8 milhões de desabrigados. O caso da baía de Bengala vem à tona pois geograficamente fica em um delta baixo, entendendo delta como foz de rio com vários canais ou braços favorecendo acúmulos de areia. O delta e a força das marés já atingem rios localizados em áreas elevadas, por conta do acúmulo de um bilhão de toneladas de sedimento, entendido aqui, como areia e poluentes.
A solução vem através de obras de engenharia como a construção de muros de contenção ou reforma dos já existentes, insuficientes para evitarem a perda de terras cultiváveis. Calcula-se que U$ 2 bilhões serão necessários para construir ou reformar tais muros de contenção. Só os holandeses conseguiram ganhar terreno do mar à custos astronômicos e trabalhando anos à fio. O sul da Ásia, além da ingrata luta com a pobreza, terá grandes dificuldades com o agravamento da situação ambiental. Espera-se que não.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s