Ancorada no ouro

Friedrich Augustus Hayek considerado um dos pais do neoliberalismo econômico, assessorou Margareth Thatcher, Ronald Reagan e Augusto Pinochet, inclusive segundo alguns, tendo influência na Constituição chilena de 1980. Durante as reformas econômicas no Leste europeu pós era comunista, várias de suas idéias foram implementadas.
Basicamente estudou os ciclos econômicos sobre os quais afirmava que os desequilíbrios a curto prazo, tinham causas estritamente monetárias. Dizia que o melhor lugar aos estados estava no controle do sistema monetário, na regulação e difusão da informação. Preconizava ainda oposição à supremacia de uma moeda como o dólar, afirmando a necessidade de competição entre elas, que daria mais transparência ao sistema, aqui, a importância da informação. Dizia ainda que o sistema econômico se explica pelas ações individuais, em sua opinião, racionais. Por fim, afirmava que o Equilíbrio era um conjunto de planos individuais compatíveis entre si e os preços nos mercados difundem informação. No quesito inflação, avisava que reduz o poder aquisitivo dos consumidores, beneficiando os empresários pela defasagem temporal entre aquisição da produção e a sua entrega. Contrário a intervenção estatal nos casos de inflação descontrolada, afirmava que ciclos em baixa destruíam o capital acumulado na fase ascendente.
Agora, nasce a moeda virtual em sua honra chamada Hayek Coin, criada por Anthea Vault, operadora norte americana de metais pesados com respaldo no ouro. A variação do preço virtual da moeda seguirá o preço diário do grama do ouro, dando-lhe estabilidade não vista no bitcoin; muito volátil atualmente. Em tempos de crise com predomínio do dólar e norte americanos fazendo sua máquina de fabricar grana funcionar conforme suas necessidades, acrescido de um Euro ainda incerto e a moeda chinesa em ascensão, os países buscam soluções para comerciarem. Argentinos compram petróleo e combustíveis da Venezuela em troca de trigo e carne, o Irã vende petróleo a China em troca de manufaturados sem a intermediação monetária mas mercadoria por mercadoria. Na volta ao passado, o mundo procurando soluções.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s