Educação e ambiente

Sigmund Freud avisa que a ação sobre o homem pela educação e ambiente, modificam sua vida pulsional ou energia que direciona o comportamento individual, no sentido do bem, passando do egoísmo ao altruísmo. Uma ressalva feita pelo psicanalista nos esclarece que a educação e o ambiente lidam também com ações que levam a recompensa e ao castigo. A base das ideias de Freud mostra que tais acontecimentos levam o indivíduo a sempre agir bem por conta de suas inclinações pulsionais, ou, energéticas interiores direcionando seu comportamento. Embora haja indivíduos que são bons por conta de sua conduta cultural, buscando trazer vantagens a seus interesses egoístas, limitados à medida de sua procura. Afirma que a dificuldade em diferenciar as duas situações, enganam à cerca dos realmente transformados pela cultura.
Já Alfred Jules Ayer, filósofo britânico promotor do empirismo lógico, no que se relaciona a liberdade e sua relação com a necessidade, argumenta que a justificativa de certo comportamento quando submetida a determinada lei da natureza, nos leva a pensar que não houve coação. Daí, segundo o autor, seria ação voluntária se imaginarmos, por exemplo, que ações de um cleptomaníaco são involuntárias. Ou talvez que ninguém obrigou a escolha feita por determinado indivíduo. Quando tais condições se satisfazem podemos dizer que a ação foi livre. No entanto, segundo o mesmo autor, quando determinada ação se relaciona ao acaso, certamente não se insere em qualquer justificativa, escapando ao postulado determinista em tudo buscar uma explicação.
Convenhamos que não sabemos direito o que seja educar ou formar indivíduos, pois sabemos que a corrupção se faz em sua maior parte por setores da elite social forjados nas universidades; isto no mundo inteiro. Daí, a grande interrogação de como conseguir que pessoas com padrão de educação considerado superior, consigam rechaçar propostas simples que acabam por provocar graves danos ao tecido social.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s