Liberdade

Se considerarmos o homem ou sua existência sob o ponto de vista de Jean Paul Sartre, veremos que a existência consiste em um movimento de ultrapassagem entre o imediato e o momento presente, escapando a qualquer tentava de explicação objetiva. Já o homem, pela visão do filósofo, é movimento transcendente fazendo um caminho para além do eu, acima do vulgar, enfim, superando-se ou ultrapassando algo. Movimento este, constante, projetando para fora de si; aqui, o vocábulo francês ‘ex-sister’ no sentido de existir ou sair de si. A transcendência humana defendida por Sarte, opõe-se ao carácter do que possui seu princípio em si mesmo, não transitando por tal. Já a lei do objeto, consiste em um conjunto de leis físicas explicativas, chamadas de imanência, com princípio em si mesmo.
Sob o ponto de vista psicológico, Freud nos diz que o hipócrita se vê forçado a reagir quando prescrições indiferentes sobre suas tendências pulsionais, conscientes ou não, estão acima dos seus meios. Afirma que a pressão cultural não acarreta consequências patológicas, manifestando-se nas deformações do carácter e nas pulsões inibidas ou impulsos internos que direcionam o comportamento, no caso, a satisfação. Daí surgem os homens hipócritas das culturas e os verdadeiramente culturais, em que a hipocrisia cultural não conserva a cultura, pois a aptidão cultural já se encontra organizada nos homens do presente. Em sua época dizia que a cultura favorecia a amplitude da hipocrisia, e que profundas transformações aconteceriam se todos decidissem viver segundo a verdade.
Estes elementos contidos nos pensamentos freudiano e sartriano, poderiam ser incluídos na tentativa em entender o que seja liberdade, mais que um simples direito que cada um tem em fazer e defender o que bem entender. Talvez se conseguíssemos compreender melhor conceitos individuais e coletivos, poderíamos melhor usufruir o que seja liberdade e democracia, coisas que todos queremos e não sabemos direito o seu verdadeiro significado.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s