Competitividade e riqueza

Partiremos da premissa que competitividade é capacidade de satisfação de necessidades ou expectativas de uns sobre outros no cumprimento a determinado objetivo. Consideraremos concorrência como interação entre semelhantes na disputa por algo ou ação simultânea de dois ou mais agentes ao mesmo fim. A partir daí, diremos que a concorrência gera e atrai recursos enquanto a competitividade origina riqueza.
Estes conceitos envolvem aspectos da vida em geral e no caso das cidades o exemplo mais emblemático é Bilbao na Espanha que transformou identidade e conhecimento, associados à imagem, em vantagem competitiva sobre seus pares. Este conjunto determinou atração turística com investimentos e novos residentes ou visitantes. Observou-se por lá, alto potencial dinâmico e econômico como fatores de atração empresarial e de investimentos, tudo, mesclado por eficiência e inovação acarretando transformações sócio-culturais, políticas e estruturais, desencadeando processo de oportunidades às capacidades locais.
No quesito eficiência e inovação por conta da competitividade e competição, Rakesh Agrawal e Emre Gencer da Universidade Purdue nos EUA, nos apresenta o conceito de ‘hidricidade’ visando obter energia contínua e eficiente, aplicada a uma economia sustentável buscando satisfazer as necessidades humanas. Por este conceito, a eficiência é quase 35% semelhante as atuais células fotovoltaicas. Trata-se do uso do hidrogênio para armazenar energia solar na geração de eletricidade, produzida a partir de água aquecida. Esta é uma das esperanças em se mudar a atual matriz energética. Concentrar luz solar e produzir hidrogênio gerando temperaturas elevadas sobre-aquecendo a água, produzindo vapor para movimentar turbinas elétricas, além de produzir hidrogênio e oxigênio. Talvez no campo energético, seja equação que modifique competição, competitividade, riqueza e ambiente.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s