Federalismo e confederalismo

Partiremos da ideia que Federação (pacto), consiste em um estado constituído por unidades autônomas (províncias ou estados) com governo próprio. Caracterizada por competências ou prerrogativas garantidas por carta magna soberana, não abolida ou inalterada unilateralmente por uma das partes, isto é, governo central ou estados. Em contraposição ao federalismo, surge mundo afora, o confederalismo democrático baseado em estruturas autônomas parciais da sociedade. Dentre seus elementos, há conselhos de juventude, de mulheres ou territórios distintos; caso dos curdos na Turquia, Iraque, Síria e Europa. Acrescente-se ainda, associações civis ou ONGs, partidos políticos, bairros ou comunas e cooperativas sociais.
Jordi Vasquez, autor de ‘Curdistão,’ diz que: “este é um avanço que nem sequer o ocidente conseguiu,” e continua, “um eixo ecológico oposto ao desenvolvimento destruidor do ambiente e uma economia cooperativa, que busca ajuda mútua em lugar do benefício; tudo, referindo-se aos Curdos. Tal conceito, desenvolvido pelo conflito no Oriente Médio, visa comunidades étnicas e religiosas, em estado de beligerância e que chegando ao poder busquem não se impor, e sim, respeitar. Segundo Vasquez, não se perdem identidades promovendo e confederando bases locais ou bairros.
Seria o caso em considerar que o confederalismo democrático ou solidário, veio como proposta à conflitos étnicos e religiosos. Vale lembrar que esta onda está em discussão entre nós, só que por viés ideológico. Aos defensores de alternativas ao sistema representativo vigente, caberia perguntar se em algum lugar do mundo, capitalismo e socialismo salvo na corrupção, foram solidários?

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s