Grande ameaça

Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, o filósofo esloveno Slavoj Žižek alude que muitos dos problemas europeus se devem à inércia, apatia e relativismo geral. Reclama que se refugiam numa cultura apontando ao sentimento de culpa, motor da tolerância multicultural, e não, na tolerância em si. Para ele, tal estrutura acaba por criar questão explosiva quando duas etinias ou grupos religiosos convivem em proximidade. Com formas de vida irreconciliáveis detonam ácidas críticas, religiosas e ao estilo de vida, interpretadas como ataque à identidade.
Žižek, alinha-se ideológicamente à esquerda “por falta de algo melhor”, decreta como desesperante, a situação européia. Diz que a crise do continente não passa por simples aceitação ao capitalismo, e sim, na melhor forma de construção da democracia ocidental, afastando um possível retorno ao comunismo. Os desafios do capitalismo globalizado para Žižek, vão da mudança climática à investigação biogenética, somados à desregulamentação dos mercados, desaguando no aumento da marginalidade via ilegalidade. Segundo ele, caso a esquerda liberal ou democrática claudique, abrirá espaço ao fascismo autoritário. Sobre o fundamentalismo religioso nacionalismo e populismo, diz que, é insuficente a resposta baseada em inclusão e intolerância, nescessitando estabelecimento de limites. Conclui seu pensamento afirmando que, num mundo sem os europeus, teríamos o neoliberalismo selvagem americano versus capitalismo asiático autoritário, permeado por uma Rússia expansiva.
Observemos que as ideias do filósofo esloveno referem-se ao universo europeu. A realidade mostra que, por conta da globalização, e neste contexto sua inserção, diremos que tais pensamentos se aplicam, guardando peculiaridades, aos demais continentes. Que tal trocar o termo Europa por Brasil?

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s