Novamente o lobby

A consultoria Bearing Point avisa que seu volume de negócios com lobby ultrapassa 550 milhões de euros. A Comissão Européia associada ao Parlamento Europeu iniciaram em 2011 um registro de lobistas visando transparência; descobriu-se que preferem trabalhar à sombra. O registro de transparência não recebeu apoio dos maiores grupos empresariais, apesar de composto por uma lista de quase 7500 membros. Grupos financeiros como Standard & Poors, City of London Corporation e Credit Suisse, consultorias como Eutop Bruselas Sprl, escritórios como Covington & Burling e Freshfields Bruckhaus Deringer além de Electrabel, Anglo American e GM talvez prefiram suas imagens não associadas ao lobby; tudo na cola do TTIP (acordo transatlântico para investimento e comércio).
Os gastos também são gigantescos, Google e Novartis com suas entradas no Parlamento Europeu, ultrapassam o número de lobistas registrados mostrando que o registro é falho. O Goldman Sachs e Honeywell falam que gastaram menos com lobby puro do que com agências especializadas na atividade; quer dizer lutam em duas frentes. Por exemplo, o banco Credit Suisse contratou a agência Fleishman-Hillard por pouco mais de 200 mil euros para fazer lobby sobre a regulamentação e se reuniu com lobistas da Dg Markt, mostrando que pratica a atividade sem registro. O mesmo ocorre com a Standard & Poors que gastou mais de 250 mil euros em 2013, e por fora, se reuniu com eurodeputados visando discutir estabilidade da infraestrutura do mercado.
Como vemos, no mundo inteiro a atividade de pressão sobre governos busca soluções favoráveis aos players privados. Parece que jogando nos dois lados, legal ou não, os resultados são mais efetivos. A questão não resolvida envolvendo transparência e sombra, decerto é fator crucial no desencadear crises envolvendo governos e sociedades.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s