Mar aberto

Considera-se como águas de alto mar as situadas fora da zona econômica dos países, compondo 64% dos oceanos. Representam quase 50% da superfície da terra englobando ecossistemas oceanos,importantes, muitos deles, ameaçados e não protegidos. Por conta da necessidade de um tratado internacional sobre biodiversidade em águas internacionais visando sua proteção, a Aliança de Alto Mar, uma coalizão de 27 ONGs e a União Internacional para Conservação da Natureza, desde de 2006 lutam para tal acontecer no âmbito das Nações Unidas. Disto, ficou acordado a convocação de uma conferência inter-governamental visando redação de um tratado juridicamente vinculante à conservação e regulamentação da vida marinha e águas de alto mar.
Apesar da obstrução inicial de Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão Rússia e Islândia, o grupo de trabalho começou a trabalhar, ficando para 2016 o inicio das negociações pelos países membros. Segundo Sofia Tseniki do Greenpeace, “os Estados Unidos, finalmente mostram flexibilidade e esperamos encontrem uma maneira de apoiarem um cronograma mais ambicioso”. Por fim, como afirma Sylvia Earle, da Mission Blue, “armados com novos conhecimentos, daremos passos para proteção das águas de alto mar e manter um mundo mais seguro para nossos filhos;”
Como podemos ver, o pontapé inicial foi dado visando buscar uma legislação que seja respeitada por todos, daí o âmbito das Nações Unidas, responsabilizando com direitos e deveres todos que usam e exploram águas internacionais. Não tem jeito, países e empresas com suas bandeiras de origem, de alguma forma, devem colaborar na exploração e uso sustentável da vida marinha internacional. Assim precisa caminhar a humanidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s