Igualdade de gêneros

A ativista turca dos direitos das mulheres Hulya Gulbahar criticou recentemente o presidente Recep Tayyip Erdogan por declarações a respeito da condição feminina na sociedade, que contradizem a constituição deste país, as convenções internacionais sobre igualdade dos sexos declarando: “estes comentários de funcionários estatais depreciando a igualdade entre homens e mulheres, desempenham um importante papel a favor da violência contra as mulheres, propondo debater sua presença na vida pública em geral”. Além disso,o Banco Mundial avisa que a força de trabalho feminina turca é de 29% comparada aos 57% dos EEUU e com forte violência doméstica.
O que disse Erdogan e qual sua intenção? Disse em reunião pública sobre mulheres e justiça, que a maternidade é a meta máxima feminina e que homens e mulheres “não estão em situação de igualdade.” Acusou as feministas de não compreenderem a posição especial atribuída as mulheres pelo Islã. Continuou dizendo que, homens e mulheres são criados de modo diferente esperando-se que as mulheres não executem os mesmos trabalhos que homens, segundo ele, coisa praticada durante o período comunista. O mandatário otomano anteriormente já havia emitido outros contraditórios dizendo que as mulheres deveriam ter no mínimo três filhos.
Convenhamos que as lutas pelos direitos civis preconizada no Ocidente, impactaria inevitavelmente e com força, a estrutura social. Por conta, maternidade e procriação deixaram de ser prioridade feminina para tornarem-se opção. Aí, entra o discurso de Erdogan, que tenta via islamismo combater a crise de empregos, fertilidade e o avanço feminino rumo a igualdade de direitos e gênero. Esquece o mandatário turco que o aumento da expectativa de vida, o envelhecimento do mercado de trabalho e queda da fertilidade, decerto reduzirão a pressão por emprego, e via crise, reordenará a estrutura social como sempre aconteceu. Caso o ser humano aceite as transformações sociais que se apresentam, decerto evitará um ciclo de destruição violenta da sociedade vigente. Assim caminha a humanidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s