Se quisessem

Histórico ou não americanos e chineses deram um passo à frente, mesmo que tímido, em direção à questão do aquecimento da terra. Pelo acordo, até 2025 os norte americanos pretendem reduzir emissões em até 28% em relação a 2005. Os chineses, que em 2030 atingirão o ápice de emissões, avisam que, aí, iniciam um processo real de redução; até lá a coisa parece piorar. Falam ainda, em aumentar para 20% a cota de não fósseis na matriz energética, coisa que em 2013 foi de 10%. O acordo vale pelos prazos, se cumpridos, mostrará grande avanço, já que em Paris, um novo visa o pós 2020.
Os países em questão são os maiores poluidores da terra, dizem que se quisessem, mudariam a equação do aquecimento. A fábrica de cimento Saint Mary’s em Dixon é menos eficiente que sua congênere chinesa. Ao passo que a indústria chinesa do aço é menos eficiente que sua irmã americana. Os dois gigantes emitem 35% do CO2 mundial e o americano médio consome quatro vezes mais eletricidade que o chinês. Segundo Bill Hare cientista da organização alemã Climate Analytics, “ambos estariam no caminho correto para manter o aquecimento global abaixo dos dois graus.” A associação entre as ONGs Climate Analytics, Ecofys e o Instituto de Potsdam chamada de Climate Action Tracker, nos avisa através de Niklas Hohne da Ecofys, que “nos fixamos em qual seria o rendimento dos Estados Unidos e da China se adotassem uma das duas melhores práticas na produção de eletricidade, no setor industrial, nos edifícios e no transporte. Descobrimos que isto, por si só, os colocaria em um rumo melhor,” continua, “os prédios na China não são mais eficientes, mas no geral, são mais novos e utilizam menos ar condicionado e calefação que nos Estados Unidos.”
Como podemos ver, objetivamente, a questão do clima não são só reuniões entre países tentando fazer acordos bilaterais ou carta de intensões. Envolve a estrutura industrial, construção civil, grandes cidades, que na verdade, à parte questões internacionais, são nacionais, e aquele que mais rápido acordar e responder, melhor.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s