Lobby e tráfico de influência

Segundo o presidente da Public Affairs Consultancy, há no Parlamento Europeu, cerca de 5 000 lobistas acreditados ou 6,5 para cada eurodeputado. Definiu Lobby como atividade dentro do sistema democrático que “visa influenciar poderes públicos na defesa de interesses nacionais empresariais institucionais ou regionais.” Busca diferenciar lobby profissional de corrupção, em que o primeiro seria atividade profissional regulamentada, e corrupção, conflito de interesses por debaixo da mesa; para ele, lobby “não tem necessariamente” relação com a corrupção. Relata, que há determinados mitos levando suspeições que lobistas estão a serviço de interesses estranhos, confundindo agente público decisor com lobista e facilitador de decisões, já que, muitos são lobistas. Em defesa do lobby, fala que nos EEUU e em várias instâncias de UE, é admitido e regulado como facilitador democrático.
Em relação ao tráfico de influência, nos diz que existe confusão na opinião pública, pois segundo os que o defendem, o lobby é prestação de serviços profissionais remunerado, sem outras trocas, ao passo que no tráfico de influência há sempre contrapartida pecuniária de um favor público materializado. Se o lobby fosse regulamentado, entraria aí, um código de conduta, um sistema de registro, um sistema de reclamação, de monitorização da legislação e controle da legalidade; num lobby legalizado, reuniões entre agentes seriam publicadas e não ficariam na penumbra.
Há que se aceitar que representações do agronegócio, evangélicos, grande mídia, setor automotivo e etc, no Congresso, buscam influenciar nosso governo de acordo com seus interesses. Como isto é feito, eis a questão; hoje, lobby e tráfico de influência, parecem irmãos siameses pois acabam utilizando os mesmos métodos. Caso seus métodos fossem questionados, todos decerto negariam qualquer ilegalidade. Aceitemos que, para início de conversa no quesito corrupção, teríamos que começar por aí.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s