Competitividade comparada

Competitividade é a capacidade de executarmos determinadas tarefas com mais eficácia que um semelhante, enquanto a comparada, busca avaliar capacidades em relação aos concorrentes. Especialistas avaliam que um dos fatores que mais influenciam negativamente a competitividade de uma sociedade é o funcionamento da justiça. Segundo eles, entre as causas prevalentes apontadas estão a morosidade dos julgamentos definitivos e sua imprevisibilidade, que em realidade é devido ao funcionamento deficiente acarretando falta de iniciativa ou desistência de projetos empresariais. Aporte-se a isso, fato muito comum que tribunais superiores revertem sentenças proferidas por instâncias inferiores agravando a insegurança.
Outra questão é a complexidade dos processos acarretando lentidão, implicando em gastos imprevistos, com perdas de mercado à concorrência por conta de custos irrecuperáveis. Questão levantada por quem entende da coisa, nos diz que a insensibilidade à assuntos econômicos dificultam a melhoria do sistema. A imprevisibilidade e demora nas soluções seriam as raízes da competitividade baixa, muito ligadas a qualidade das leis e a competência dos agentes na matéria. A justificativa no caso da competência dos agentes em assuntos legais específicos, não é complicado entender já que por melhores que sejam as qualidades individuais, concentrar todas as informações específicas à justa deliberação realmente não parece simples nos dias atuais.
As soluções não se mostram fáceis, pois consertar um trem em movimento parece complicado. Seria bom começo, admitir o problema e que respostas rápidas às demandas trazem segurança a democracia. Questões ambientais, empresariais, da terra ou mesmo relacionadas aos direitos humanos, exigem sempre agilidade pois estabilizam a sociedade. Recentemente a África do Sul, parceiro nosso do BRICS, respondeu com razoável rapidez a questão de Oscar Pistorius, não importando a visibilidade, com o detalhe que a defesa não recorreu da condenação.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s