Sete temores

Bastou o PIB alemão dar uma trégua e o FMI lançou alerta com disposição negativa para a zona do Euro. Nesta premissa, um jornal holandês apresentou sete temores responsáveis pelo pessimismo no último outono europeu, como: recessão na zona do euro, deflação, ameaça do ebola se espalhar pelo mundo, medo de uma nova crise do euro, diferenças sobre política do Banco Central na eurozona, agitação do mercado nos EEUU e China, e a mais trivial segundo o jornal, “quando folhas estão caindo no outono os mercados financeiros com freqüência entram em crise,” já que as crises de 1929 e 1987 vieram no outono europeu.
Sobre os sete temores, vale lembrar o cientista político Yascha Mounk falando sobre democracia nos mostra que desde o Império Romano, governos que realizam eleições tem experimentado de alguma forma o populismo. Parece voltar forte após “longo período de espetacular crescimento econômico” entre 1945 e fins de 1970. Para ele, a atual alta populista decorre da “estagnação a longo prazo dos níveis de vida e fortes crises de identidade nacional.” A tendência das gerações subsequentes pós Revolução Industrial elevarem cada vez mais seu padrão de vida parece em questão. Pela atual incerteza futura e instabilidade econômica, acabamos por trombar com a sensação que “a classe política fracassou.”
Convenhamos que a questão não está na classe política, no sistema representativo ou participativo como defendem alguns. A crise é sempre do próprio homem, que parece ter colocado todas as fichas no bem estar sob o ponto de vista econômico, sem pensar que a vida o surpreenderia com o inimaginável Mundo Globalizado fazendo ecoar o grito da terra, colocando-o diante um grande impasse. Que venha a realidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s