Identidade

O conceito sociológico de liquidez desenvolvido por Zygmunt Bauman, valores que a cultura ocidental estabeleceu como os mais nobres e elevados, diluem-se como água escorrendo de nossas mãos. Fala em precariedade da vida líquida, em condições de constante incerteza, cujo sintoma mais evidente é a intolerância. No livro O Judaísmo líquido do argentino Pablo Hupert, o conceito de liquidez se aplica à condição judaica inserida nas redes sociais e globalização fora do componente padrão individual israelense e religioso.
O autor, judeu caracterizado pelo idioma, alimentação, circuncisão, conhecimento da Torá, conhecedor da barbárie nazista, constrói um judeu autônomo cumpridor dos sentidos que dominam o judaísmo. Neste contexto, entram as práticas judias chamadas líquidas, inseridas no mercado global inflado por marketing de marcas. Aí se cultiva a cultura judia desenvolvendo conexões com outros judeus e instituições também judaicas. A reflexão mostra dispersão entre identidades e identificações entrelaçadas, ou interfaces conexas, forjando pontes maiores que simples laços de obediência.
A liquidez desenvolvida tem sentido metafórico servindo para abrir espaço em nosso imaginário. Se considerarmos que ciclos de ir e vir nos levam a um processo de regeneração vital, talvez nos sintamos mais aliviados em compreender repetidos fatos de nossa existência. Inserindo ao cotidiano, diríamos que desde os acordos de paz entre judeus egípcios jordanianos e o cessar fogo no Líbano, não houve nenhuma visita de estado envolvendo líderes israelenses e países vizinhos. Nenhum acordo comercial ou cultural que pudéssemos afirmar quanto aos respectivos aperfeiçoamentos dos acordos vigentes. Isto ocorre, por conta da identidade judaica perdida no holocausto e reconstruída numa região com vínculos predominantemente religioso e não político, inserindo aí, o conceito de liquidez de Bauman contra os sentidos dominantes do judaísmo e islamismo.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s