Por tudo isto

Pesquisa de opinião na Nicarágua, diz que 56% da população aprova a gestão Ortega, a preocupação com o desemprego é 36%, com o custo de vida 16%, tráfico de drogas 20%, corrupção 5%, escassez alimentar 7%, seca 6% e violência 4%. 48% acreditam estar o país no caminho correto e 56% que o presidente Ortega não é responsável pela deterioração da economia. Também revela que a oposição deixa a desejar em seu papel fiscalizador, sobre o canal a ser construído, 55% dizem nada saber sobre ele e 42% alguma coisa. 76% acham que será construído e 26% não. 53% concordam que a obra seja tocada pelos chineses e 35% não. Por fim, pela forte alta dos preços, 66% acreditam que a culpa é da seca que assola o país, 16% do governo, 8% dos agricultores e 2% dos atravessadores.
Pelo visto, diríamos que a Nicarágua possui um governo fortemente ideológico à esquerda com apoio popular, cuja oposição, não é eficiente na função fiscalizadora. Trata-se de uma sociedade baseada na economia primária, com preocupações mais ligadas ao desemprego, custo de vida e violência via tráfico de drogas. O presidente é isentado da deterioração econômica, buscando construir um canal, descartado no passado, em prol do vizinho Panamá. A maioria coloca na seca, questão ambiental, a culpa pela inflação; por tudo isto, o governo governa.
Entre nós, se imaginássemos coisa semelhante, diríamos que seria setorial ou aonde o calo aperta. Nas mega cidades, usuários de transporte coletivo aprovariam os corredores pela melhoria da mobilidade, os individuais reprovariam. Os ciclistas aprovariam as ciclovias, talvez, reprovadas pelos demais. Nossos índios, decerto aprovariam a regeneração de suas florestas degradadas, e reprovariam, o combate ao garimpo ilegal, cobrança de pedágio e arrendamento das terras. O agronegócio, talvez seja contra o desmatamento zero e o preço da carne no mercado interno inferior ao internacional, já os agricultores familiares, teriam opinião contrária. São muitas as questões, cabendo saber, se nossos políticos apoiam processarem apadrinhados seus flagrados em corrupção, e se assumiriam, alguma responsabilidade como mandantes. Por tudo isto, o governo governa.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s