Detalhes

Notícia relevante nos avisa que a China vai explorar gás de xisto utilizando o método de fracking por água e procurará exportá-lo usando o yuan como moeda substituindo o dólar. Os chineses possuem invejável reserva de xisto e, buscando minimizar danos ambientais provocados pelo carvão consumido no mesmo volume de todo o consumo mundial, a solução do momento parece ser o xisto. A partir de 1980 o carvão na China passou a ocupar 70% da matriz energética e a partir de 2007 o gás cresce a 10% ao ano. A extração do xisto é mais cara pois a 3 kms de profundidade requer elementos mais tóxicos com inevitável contaminação do solo. Atualmente a AIE avalia como reservas de gás de xisto mundial na ordem de 7.3 trilhões de pés cúbicos sendo 15,5% localizados na China. Do restante, 802 bilhões estão na Argentina 707 bilhões na Argélia e 650 bilhões nos EEUU atualmente o maior produtor de gás de xisto. O despertar do xisto deve-se a George Bush e sua guerra no Iraque em 2003 pois de lá pra cá o barril do petróleo passou de 20 dólares à casa dos 60 atuais.
O agora viável gás de xisto dá aos chineses outra base que é negociá-lo em yuan e não mais em dólar. Caminham forte as negociações de petróleo, via yuan, principalmente com Rússia e Irã e acompanhados por Angola, Sudão e Venezuela. Recentemente nosso vizinho apanhou empréstimo na terra dos mandarins com metade entregue em dólares, e demais, via créditos em yuans para compra de commodities chinesas. No caso do petróleo, dos 20 bilhões de barris negociados ao dia, 2 bilhões são pagos em yuans. Para sentir a força da moeda chinesa, os centros financeiros de Luxemburgo Londres Paris e Frankfurt estão emitindo instrumentos financeiros visando negociar na moeda asiática.
Dois detalhes que mostram avanço chinês na economia ocidental com a nuance que, na América Latina, entram forte no Canal da Nicarágua. Pelo alto custo, suspeita-se que as intenções governamentais chinesas sejam mais de afirmação externa que propriamente o bem estar de seu público interno ou o ‘povo chinês’.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s