Fragilidades

Partiremos da premissa que, em matéria de modificações ambientais duas ideias parecem prevalecer; o inesperado e a intensidade com que se faz a modificação do meio. Do inesperado, aparecem as vulnerabilidades que são diretamente proporcionais ao grau de exposição aos impactos, daí, duas áreas são particularmente importantes: as costeiras baixas e as de provável seca.
A ONG International Alert nos discrimina vulnerabilidades climáticas e a importância da rápida resposta, via governos, que basicamente envolve a boa governabilidade e estabilidade social a que este governo está submetido. Estes parâmetros seriam decisivos para afrontar os impactos. Destes, viriam as necessárias respostas cujos resultados dependem de Instituições sólidas para enfrentar a incerteza ou alterações provocadas por desastres e consequente insegurança alimentar. Instituições privadas que, segundo a ONG, teriam um impacto positivo ou negativo na resistência e recuperação aos danos ambientais, discutindo a reconstrução em outras regiões pós desastre. Migração, pois é sabido que os desastres provocam movimentos migratórios geralmente das áreas rurais para as urbanas.
Como bem podemos observar, entrando em moda no lugar da moda, a competência da resposta aos inesperados sinistros do clima deveria estar no topo das ambições modernas. Um exemplo típico foi a negativa sucessão de eventos desencadeados pelo recente tufão nas Filipinas. À parte peculiaridades regionais, convenhamos que pós dano inicial nos serviços básicos de água, luz e estrutura alimentar tivemos o desencadeamento do lado mais perverso do homem; saques e liberdade à prática criminosa, desde roubos, estupros e outras agressões decorrentes a demora da resposta oficial. No caso da intervenção privada, se olharmos que o setor necessita do lucro para sobrevivência, estaria aí, uma oportunidade de ganho sem chantagens comerciais. Concluindo, as respostas aos sinistros serão locais e particularmente dependentes da qualidade das instituições e pessoal envolvidos no evento em seu devido momento. O tempo mostrará tudo à todos.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s