Consciência e ilegalidade

Notícia da Costa Rica, país que se fundamenta sobre democracia, avisa que o Laboratório de Serviços Veterinários de Agricultura e o Serviço Nacional de Saúde Animal descobriram que três espécies de mariscos (conhecidos como ostión vaca, concha perla y barba de hacha), apresentam alta toxidade em seus tecidos e sua ingestão poderia levar a morte. Segundo Antonio Parras diretor do Instituto Costa Riquense de Pesca e Aquicultura (Ncopesca), “moluscos que estão vivendo há muitos anos e continuam indefinidamente, aparecem com níveis de toxicidade acima do limite de consumo humano. As provas de laboratório determinam que há presença de toxina paralisante como a saxitoxina,” conclui, “quando uma pessoa consome os produtos tóxicos, sofre alterações como dormência da língua, diarreias, vômitos e morte. Quando advertida, pode procurar socorro médico.”
As consequências disto são proibição comercial e consequente consumo, sendo que a advertência se restringe aos mariscos em questão. Óbvio que os serviços de Vigilância Epidemiológica quando totalmente isentos de envolvimentos comerciais externos, fazendo avaliação pura visando a proteção coletiva sempre ferirá interesses comerciais, turísticos etc. Um exemplo claro de controle sanitário é o Baiacu no Japão em que poucos relatos ou quase nenhum de morte temos conhecimento, pois o controle passa pela educação de quem manipula e rigidez na comercialização respeitando as normas vigentes.
Talvez este seja nosso grande pecado, já que setores de vigilância desde agrotóxicos, pesca, alimentos em geral, sempre quem fiscaliza, fere interesses comerciais. Por conta, aparece a busca por acordo ou solução financeira, obrigando-nos assistir quietos a queda de um viaduto em Minas como se fosse um apagão de seis minutos. A vida como ela é pra nós.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s