Valor da ciência

Todos sabem que Ortega pretende atacar a pobreza nicaraguense com um canal inter oceânico, competindo assim, com o do Panamá. Como recordar é viver, bom lembrar que para competir com os EEUU que falavam em construir o canal do Panamá, em 1833 os nicaraguenses falaram em formar com os holandeses uma sociedade visando a construção de uma canal inter oceânico por lá. Nesta premissa veremos: 40 bilhões de dólares é o custo inicialmente estimado do canal da Nicarágua; o banco do BRICS está capitalizado em 50 bilhões. 278 kms é a extensão sendo que o do Panamá é de 77 kms levando 10 anos para ser construído há 100 anos; o detalhe é que 105 kms serão através do lago Manágua, o maior conjunto de água doce da América Central. Segundo sua empreendedora chinesa a HKND de Hong Kong, serão necessários 5 anos para a construção, de fins de 2014 até 2020, e afirma que criarão 50 000 empregos diretos e 200 000 indiretos.
Segundo o vice presidente da Academia de Ciências da Nicarágua, Jorge Huete-Pérez, o uso do grande lago da Nicarágua será fortemente impactado pelo canal, pois trata-se da maior fonte de água doce do pais, considerando os imprevistos ambientais como secas e outros desastres naturais por conta do aquecimento global. Segundo o cientista, a água do lago suprirá necessidades do canal sem que tal impacto sequer foi avaliado profundamente. Por fim, existe no país um corredor biológico mesoamericano, Reserva Biológica Cero Silva, que são sistemas úmidos, bosques tropicais que serão afetados pela trajetória do canal, e por conseguinte, toda a fauna regional.
Trata-se de um problema de um país centro americano, cujo governo de esquerda aplica as mesmas regras que o stabilishement de direita na busca de soluções e com forte cunho ideológico. Pior mesmo, coisa que também ocorre entre nós, são avaliações científicas e técnicas extra governos ignoradas exatamente por serem da sociedade e não oficiais. Enquanto isso, o ambiente vai nos chicoteando cada vez mais forte.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s