O futuro

A NASA testou um sistema de comunicação a lazer no qual um vídeo em alta resolução foi transferido da estação espacial à terra. Experts falam que tal tecnologia permitirá avanço na transferência de dados inter espacial principalmente. A vantagem principal está na velocidade do envio da informação podendo ultrapassar mil vezes das atuais ondas de rádio.
Por falar em lazer, foi criado na cidade russa de Sarov o mais potente do mundo envolvido em pesquisas fundamentais de plasma denso de alta temperatura. Chamado de UFL-2m e, segundo o presidente da Academia Russa de Ciências Vladimir Frolov, “trata-se de física de altas densidades de energia, de pressões e temperaturas extremamente altas. Tem grande importância no plano cognitivo, porque se trata de novos estados da matéria, que antes era impossível obter em laboratório. Eles eram conseguidos apenas no espaço. Além disso, puxa atrás de si o diagnóstico, tecnologias e muitas outras coisas, sem as quais é impossível o desenvolvimento da ciência. Claro que por trás deste projeto está também uma aplicação energética prática, a reação termonuclear controlada”.
Dois exemplos de estudos científicos que decerto abordarão nosso futuro proximamente. No âmbito das comunicações com avanço na velocidade de transmissão de dados além de melhoria e qualidade, o outro, na provável produção energética talvez eletricidade futura. Enfim, parece que não muito longe, seremos surpreendidos por novas tecnologias com forte impacto em nosso dia a dia. Convenhamos que a competência científica no mundo desenvolvido acaba por aumentar o fosso entre ricos e pobres, em que os primeiros são produtores do conhecimento e os menos afortunados seus consumidores. A necessidade de os mais pobres criarem uma cultura de busca do conhecimento alternativo aos ricos, dentro dos padrões materiais que comportam aplicar, decerto atenuaria o fosso da desigualdade entre os mundos. De resto, nos fica enquanto isso, a esperança em mudar nossas rotinas com os atuais instrumentos que dispomos, isto é, aquilo que podemos mudar. Este, o maior desafio do presente para que o futuro, quem sabe, seja menos incerto; a vida é assim.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O futuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s