Realidade e ficção

Conta a lenda argelina que próximo a cidade Sidi-bel-Abbes se localiza um lago chamado lago da Tinta, constituído por tinta ideal para a escrita e vendida no Oriente Médio e Europa. Por lá nasceram dois gêmeos que, separados, um ficou com o pai em uma margem e outro com a mãe na margem oposta. Por conta da forte saudade consequente a separação, e penalizado, Deus ensinou-os a escrever e, para que nunca deixassem de se comunicar, encheu o lago de tinta. Descobriu-se posteriormente que esta tinta era composta por substâncias vindas através dos rios que nele desaguavam, com grande quantidade de ferro e combinações orgânicas que deram origem um líquido ideal para a escrita.
Outra lenda contada é que a Medusa de Górgona transformava tudo e todos em pedra, tal qual no lago africano de Natron entre o Quênia e a Tanzânia, conhecido como o lago de Pedra. Por conta de uma alcalinidade alta, temperatura de 60ºC e pouca profundidade, estariam criadas as condições ideais para tudo se petrificar. Animais que nele entram são cobertos por camada mineral que progressivamente endurece e os transforma em pedra. Sobrevivem ali um peixe chamado tilápia alcalina que a natureza se encarregou de proceder sua adaptação.
As lendas acima, como não poderiam deixar de ser, são exemplos de resultado do imaginário humano buscando explicar as transformações que se faziam naturais ao longo dos séculos, via vulcões, terremotos e etc chamadas catástrofes naturais, na verdade, grande movimento transformador da vida na terra. Estamos decerto participando deste movimento, pela ação humana e talvez inconsciente, que aceita a superioridade da vida sobre todos os seres vivos.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s