Desigualdade

Em seu livro ‘O capital no século XXI’ o economista francês Thomas Piketty recompilou extenso material sobre a desigualdade econômica e sua tendência altista nos países desenvolvidos. Piketty sentencia que o capitalismo é um bom sistema para criar riqueza e lograr contínuo avanço, mas não corrige os aumentos da desigualdade. Concluindo, se nada fizermos visando combater seu crescimento, seguirá aumentando e atingirá níveis do século XIX.
Piketty argumenta que o aumento do capital na economia levaria a um aumento do peso de sua rentabilidade. A base deste argumento, segundo o autor, reside na elasticidade de substituição entre capital e trabalho ou na facilidade que esta substituição se processa. Tal facilidade está nas novas tecnologias que favorecem a troca da mão de obra por máquinas. O processo de substituição teria um ritmo maior que a diminuição da produtividade marginal do capital, de tal forma, que o peso da rentabilidade na economia aumente. Daí se conclui que o futuro da desigualdade dependerá de como evolui a taxa de retorno do capital via impostos e do crescimento da economia, que nos últimos anos, superou a taxa de crescimento.
A realidade mostra que desde os anos 70 as rendas de capital cresceram mais que as salariais e foram menos repartidas que as do trabalho impactando diretamente na desigualdade. Se considerarmos que os argumentos de combate à desigualdade passam nos países em desenvolvimento por ação de governos, não ignoremos a inoperância, corrupção, clientelismo e mazelas outras que alteram o resultado final da equação.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s