Alta frequência

É conhecido em Wall Street como negociação de alta frequência (High Frequency Trading ou HFT) a utilização de redes de computadores programados à compra e venda automáticas, e em alta velocidade, de ativos financeiros. Em resumo, são operações realizadas mediante algorítimos matemáticos em alta velocidade e diminuto espaço de tempo. Calcula-se em torno de 30% de todas as transações em bolsa são realizadas por algorítimos de alta frequência que buscam fazer pequenas operações com baixos ganhos em locais diversos, e ao longo do tempo, tornam-se cumulativas com obtenção de lucros evidentes.
Quando imaginamos tais operações feitas por grandes operadores observamos que a tecnologia e os algorítimos acabam fazendo a diferença, em que grandes bancos utilizando o HTF, ganham cada vez mais fatias do mercado financeiro. Um ativo pode em poucos segundos ser cotizado um centésimo mais alto em Nova York que em Hong Kong, e em grandes volumes, os ganhos são substanciais. Daí a ideia em dar ordens de compra em Hong Kong e vendê-las em Nova York, ganhando centésimos a milésimos de segundo.
A questão do HTF é que o investidor minoritário fica prejudicado pela força do volume acionário dos grandes Traders, por ocuparem o maior volume do mercado acionário, influenciam os índices. Em consequência, investidores acabam se preocupando menos com comissões a serem pagas do que com a velocidade das operações em questão. Tais detalhes são omitidos ao público comum que acaba desconhecendo a manipulação do mesmo pelos grandes. Na verdade os HFT dão a falsa impressão que o capital investido em bolsa é de retorno garantido. Seria bom lembrar que em 2012 geraram perdas em torno de 15% desconhecidas do grande público. Se considerarmos que grandes investidores usam além de software de alta frequência de informações privilegiadas que o pequeno não dispõe, determina-se um jogo de cartas marcadas. Como vemos, a tecnologia parece desvirtuar a ideia inicial de bolsa de valores, isto é, comprar partes de uma empresa e capitalizá-la alavancando seu crescimento. Acabou tornando-a um jogo viciado dominado por grandes investidores com apoio de governos que se aproveitam para financiar seus custos de manutenção. Há sempre algo mais.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s