Passo atrás

Parecia consolidada a tecnologia para a construção de centrais nucleares que resistisse a fortes abalos sísmicos, e com isso, impulsionar o sistema energético japonês baseado no átomo. Conforme planejado, a central de Fukushima resistiu ao terremoto de 2011, não fosse um pequeno engano. Ao lado das centrais nucleares existe uma central geradora de energia elétrica para em caso de sinistro, bombear água, e assim, resfriar o reator nuclear. O que ninguém contava era um crack na central de bombeamento d’água decorrente ao tsunami, deixando que o reator se superaquecesse; aí, um inesperado ofertado aos japoneses pelo destino.
Um desastre nuclear sem precedentes, e três anos depois, apresenta altas concentrações de césio radioativo no subsolo, despejando no mar voluntária ou involuntariamente toneladas de água contaminada por elementos radioativos, com danos incalculáveis a flora e fauna marinha. Atualmente a OIEA que fiscaliza a retirada do combustível nuclear da usina, recomenda despejar no oceano água contaminada com baixo teor radioativo; quem acredita ser de baixo teor?
Além dos graves danos ambientais, econômicos e à saúde do povo japonês como um todo, Fukushima colocou o Japão num dilema energético, fazendo-o dar um passo atrás ao passar consumir com força o carvão como fonte produtora de energia. Assim deverá ser até conseguir migrar para energia limpa em grande escala, o que parece complicado no atual estágio da economia japonesa. O inesperado conspirou contra a vida dos japoneses.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s