O retorno

Conforme sabemos, quando as águas do oceano Pacífico oriental, isto é, no litoral colombiano, se aquecem acima de 1,5ºC a 2ºC (atualmente em torno de 24ºC) ocorre o fenômeno chamado El Nino; parece estar de volta a partir de agosto. Segundo o meteorologista da Universidade Nacional da Colômbia Emel Vega, quando a temperatura da água está por 26ºC, o fenômeno reaparece. Segundo o especialista, “as variedades de peixes que usualmente habitam esta região não estarão mais alí, migram para outras regiões em busca de melhores condições. A pesca será o primeiro indicador que afeta a economia desta região e países como o Equador, Peru e Colômbia serão os mais afetados”. Afirma ainda que as águas mais quentes estão no Pacífico ocidental, e por ventos alísios, deslocam-se ao oriente iniciando o fenômeno.
As consequências na pesca decorrem pela escassez de nutrientes como fosfatos carbonatos e oxigênio, ricos na região oriental, impedidos de aflorar a superfície pela elevação da temperatura. Outro fato relevante é o aumento das chuvas no Peru e norte do Chile (geralmente áridos) e queda das precipitações na Colômbia e Caribe. Seria adequado lembrar que em 1992 o fenômeno causou racionamento de energia na Colômbia, e de lá pra cá, apareceu em 2002 2009 e 2010. Trata-se de um fenômeno sem ciclo determinado mas recorrente, variando entre três e sete anos.
Como bem podemos notar, este fenômeno nos chicoteia com força a algum tempo. Notemos ainda, sempre que finda, nossa atitude é de esquecimento e torcida para que não volte mais, por sinal, atitude esta, que nos convém nas águas de janeiro a março em nossas mega metrópoles e secas que nos abatem do nordeste ao sul do país. Talvez seria interessante alterar nosso olhar por conta de certos eventos de nossa existência, emergencialmente nos fenômenos climáticos que se acercam.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s