Demandas emergentes

Relatório da ONU adverte que agravam-se as tensões por recursos hídricos e energéticos. Na berlinda, os emergentes com seu crescimento econômico baseado nos modelos de primeiro mundo associado ao crescimento demográfico. Isto, segundo eles, provocará incremento da demanda pela água e energia com riscos de esgotamento.
Segundo especialistas, a demanda por eletricidade aumentará 70% até 2035 sendo mais da metade na China e Índia, ao passo que a demanda energética como um todo, aumentará mais de um terço até 2035 e metade na Índia, China e Oriente Médio. O caso da água nos dizem que, a que foi consumida e não devolvida à sua fonte pelo setor energético em 2010, passou de 66 bilhões de metros cúbicos devendo crescer 85% até 2035. Como um todo, a demanda por água aumentará 55% nos próximos 35 anos, e em 2050, 2.3 bilhões de pessoas viverão em áreas submetidas a forte stress hídrico na África do Norte, Ásia Central e do Sul.
O fato novo disso tudo é o crescimento da importância do uso da água na produção de energia pela demanda e complexidade da vida moderna. Torna-se cada vez mais utilizada, via irrigação, na produção de biocombustíveis (etanol para uso em veículos automotivos) e na extração do gás de Xisto por sistema de fracionamento que usa grandes quantidades de água. Na verdade, estamos com dificuldade em entabular solução ao caminho que trilhamos. Inconscientes que perdemos a noção do que seja importante para buscar vida, somos engolidos pelo descontrole no uso da natureza para mantermos a modernidade funcionando.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s