Democracia, justiça social e pobreza

Pesquisa com o cidadão europeu, por conta do desconhecimento que algo semelhante tenha ocorrido por aqui, mostra que a maioria não desvincula democracia de justiça social, isto é, para existir democracia, se faz necessária a questão econômica. De acordo com os entrevistados, dentre os critérios que deveriam cumprir um sistema político para ser chamado democrático, inclui eleições livres e limpas, igualdade perante a lei, direito ao voto e liberdade de expressão associada a igualdade socioeconômica.
O problema é que os teóricos da democracia não se entenderam bem acerca de igualdade política e igualdade socioeconômica; isto é, os pobres teriam democracia mas seriam pobres, o desenvolvimento econômico viria com o tempo, e com ele, o combate as desigualdades. A questão é polêmica, estando aí, um dos principais embates entre defensores da democracia. No presente momento, a maioria considera que igualdade socioeconômica não deve fazer parte do conceito de democracia. Quer dizer, para eles uma democracia pode existir nos países mais pobres sempre que o processo democrático, direitos políticos e civis, sejam respeitados.
A questão socioeconômica da democracia ou justiça social é encontrarmos um parâmetro do que seria socialmente justo: casa própria, salário digno, saneamento básico, água potável encanada, educação acessível, enfim, o necessário para nos considerarmos materialmente satisfeitos, cabendo aí, a pergunta: os que possuem tais características, os incluídos neste perfil, estão realmente satisfeitos ?

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s