Um caso de sucesso

Se o neoliberalismo com sua desregulamentação de mercado tiver uma face, esta, chama-se George Soros. Em 2013 tornou-se o maior gestor de dinheiro produzido na história chegando aos 40 bilhões de dólares, convertendo um financiamento inicial de 12 milhões. Se utilizou de todos os conhecimentos visando tirar o maior proveito possível da desregulamentação do mercado, aplicando a teoria da reflexividade como pedra angular de sua estratégia. Por ela avaliava a opinião do mercado, via preços, do impacto causado pela compra de seus ativos predizendo oportunidades ou bolhas que poderiam aparecer. Outra estratégia era o método científico, rastreando o que transcende nos mercados por dados conseguidos ou informação privilegiada. Sempre testava seu método com pequenos investimentos, ampliando-os com o prosseguir dos resultados. Soros, segundo analistas, também ouvia seus assessores nas decisões de investimento.
Em 1992 apostou forte contra a decisão do governo inglês em subir os juros, dando lugar a efeito detonante por ataque especulativo que provocou a desvalorização da libra e consequente valorização acionária. Com este movimento, ganhou um bilhão de dólares vendendo dinheiro desvalorizado no curto prazo de tempo; lembrar que este fato nos é familiar via governo FHC. Nem tudo são flores para George, pois em 2008 comprou grande lote acionário do Bear Stearns a 54 dólares a ação. Em alguns dias, a empresa foi vendida ao J.P. Morgan por 2 dólares a ação; Eike sabe bem o que é isso.
A moral da história é que George Soros soube aproveitar os ventos neoliberais, conhecendo o real valor do dinheiro e quanto realmente vale como instrumento de solução de conflitos. Acumulou muito, resolvendo muito pouco sobre pobreza, crises políticas e desigualdade, nos valendo a lição que fica de tudo isso.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s