Alegoria da Wolbachia

A bactéria “Wolbachia” segundo estudos científicos desde o século passado, reside naturalmente em 70% dos insetos e ausente em mamíferos. Estudando moscas que fazem simbiose com tais bactérias, o cientista português Luis Teixeira identificou cinco estirpes que protegem hospedeiros e abrigam espécies virais. Um exemplo citado foi a que protege o mosquito da dengue contra a ação do vírus, dando a este inseto probabilidade menor de infectar o ser humano ao picá-lo; traduzindo: quando o mosquito possui a bactéria, tem probabilidade menor de se infectar com o vírus da dengue.
Em trabalho publicado na revista científica “PLOS Genetics” Luis Teixeira estudou a interação da “Wolbachia” com seu hospedeiro natural (no caso mosca da fruta) e concluiu que há diversos tipos bacterianos que protegem o hospedeiro em graus variados de intensidade. Avaliou que variantes que protegem melhor seus hospedeiros (moscas) de infecções virais fazem com que morram mais cedo. Daí a conclusão que a “variabilidade genética” pode ser utilizada para controlar doenças transmitidas por mosquitos como malária e dengue, sendo as que mais matam o hospedeiro as que melhor os protegem dos vírus. Segundo o pesquisador, tal descoberta pode levar a seleção de uma “bactéria ótima” visando o combate de doenças. Luis Teixeira conclui: “A bactéria tem a particularidade de manipular o organismo que infecta, podendo espalhar-se pela população (de mosquitos por exemplo)”.
A esta simbiose entre bactéria e hospedeiro com suas interações visando proteção e encurtamento de sua vida (do hospedeiro), associada à seleção artificial por conta da ação humana e extrapolada ao ambiente, chamaremos ‘Alegoria da Wolbachia’ (entendido como alegoria, expressão que transmite mais de um sentido que a simples compreensão literal). Concluindo, ao longo do tempo seguinte, decerto descobriremos novas interações entre seres vivos que, via seleção por adaptação, prevalecerão por conta das novas condições ambientais; se positivas ou negativas o tempo nos dirá.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s