Morbidez e causalidade

Repercutiu forte um processo contra o estado australiano por um comissário de bordo da companhia aérea deste país, por conta de um comentário de um médico seu. Ao ser diagnosticado com doença de Parkinson, ouviu que ele (o médico) tinha vários pacientes desta companhia. Por conta da obrigação em dedetizar aeronaves por 17 anos, e sem antecedentes familiares, decidiu enquadrar o governo por possível nexo de causalidade entre o ato de dedetizar aeronaves e a doença neurológica adquirida.
Segunda sua advogada, Tanya Segelov, “Não há antecedentes familiares de Parkinson, e ele pensa ter contraído a doença por causa da sua exposição ao insecticida com o qual pulverizava os voos, pelo menos uma vez a cada quinze dias durante 17 anos” e completa: “A literatura médica estabelece relação entre Parkinson doenças neuromotoras e insecticidas, ligação esta, claramente estabelecida”. O porta-voz do governo diz que “A OMS não encontrou nenhuma evidência que os pulverizantes, quando usados de acordo com as orientações e instruções dos fabricantes, sejam prejudiciais à saúde humana; ” tal prática ocorre desde 1920, cujas diretrizes, começaram em 1961.
Como sabemos, há no mundo forte pressão por parte das empresas fabricantes de inseticidas e transgênicos, visando bloquear iniciativas à nível governamental que estabeleçam nexo de causalidade entre morbidade e inseticidas. Bom lembrar o sucesso londrino estabelecendo jurisprudência entre urânio empobrecido e causalidade com má formações congênitas ou fadiga crônica. Apesar de tudo, já que governos não conseguem fazer muito visando limitar transgênicos e inseticidas danosos, espera-se algo mais via justiça pelo menos nas democracias.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s