Costume e impacto social

Existe no leste da África e Península Arábica costume milenar de mascar qat, planta considerada droga pela OMS, atingindo Somália, Etiópia, Djibuti e Iêmen. No caso iemenita, 72% dos homens e 33% das mulheres mascam o qat, com efeitos sobre fadiga depressão controle da fome e regularmente usada como passatempo ou estimulante ao trabalho. Seu uso ocupa posição importante no setor agrícola do Iêmen com metade da terra cultivável comprometida em detrimento de alimentos, empregando uma em cada sete pessoas na sua produção e distribuição. Em suma, consiste na primeira fonte de ingresso rural e segunda de emprego, superada somente pelo setor público.
Mascar qat consome tempo prejudicando a atividade produtiva do país. Um trabalhador médio dedica 45% de seu salário na compra da droga, levando em alguns casos, ao endividamento familiar. O mais preocupante no Iêmen, país pobre, são as consequências em relação a corrupção, já que líderes tribais militares e políticos são proprietários de grandes extensões de cultivo. Além do impacto sobre recursos naturais e meio ambiente, consiste numa das principais causas de pobreza e má nutrição. Por conta da escassez, o cultivo da planta consome 30% da água nacional semi esgotada pela recente seca na Península Arábica.
O relato acima procura mostrar como um costume milenar impacta uma população, e o descostume por mais justificado que seja, decerto é luta vã. Na América do Sul, o hábito milenar de mascar folha de coca transformou-se num mega negócio de poucos, impactando forte a sociedade brasileira sem que sequer possamos reclamar. Desacostumar o já arraigado cheirar pó da folha de coca decerto será conversa interminável; acostumemos juntar nossos cacos.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s