Nós e eles

Economistas argentinos por conta de suspeita que os índices econômicos estavam viciados, opinaram sobre uma lista composta por dólar estabilizado, aumento de reservas, queda no setor automotivo, contração da atividade industrial, queda do mercado imobiliário, encarecimento da construção civil (30% ao ano), queda das exportações e do saldo da balança comercial, queda de empregos e crise na arrecadação previdenciária. Diante este quadro todos convergem para necessidade de dólares, poucas expectativas no curto prazo, alta da inflação e queda do consumo. Alguns defendem que o país irmão já está em recessão, outros ainda não, mas todos acham que a economia argentina apresenta fortes desiquilíbrios que a impedem de crescer e manter-se.
Augustin D’Attelis economista em linha com o governo argentino, diz: “apesar da indústria atravessar uma queda importante, a economia argentina não se encontra em recessão como alguns pretendem dizer. Para isto ocorrer tem que confirmar-se dois trimestres consecutivos de contração do PIB e isto não ocorreu. Nem sequer um trimestre negativo tivemos”. Acrescenta ainda que houve queda da demanda de carros argentinos para o mercado brasileiro levando a conclusão que parte dos problemas com o setor automotivo portenho decorre ao Mercosul dizendo: “creio que o próprio setor deveria fazer uma mea culpa, já que sua reação exagerada em janeiro quanto ao ajuste de preços pela desvalorização, consequência de um comportamento especulativo e prevendo que algo pior iria passar, jogou contra sua própria demanda, e hoje frente a este cenário, rapidamente pretendem transferir o ajuste aos trabalhadores”.
As palavras do economista em questão, convergente com o governo argentino, nos leva a pensar que nosso setor automotivo parece em situação instável como carro chefe do Mercosul. Daí, ao invés de cairmos nas ciladas do passado deveríamos iniciar por conta desta crise, passo à frente envolvendo sua matriz energética, carros elétricos, pois o contrário não será difícil imaginar o que poderá vir.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s