Origem do dinheiro

Seria adequado definir dinheiro sujo para melhor desenvolver as ideias a seguir. Dinheiro sujo é todo aquele proveniente de trabalho injusto ou que agride a dignidade do outro. Em suma, qualquer grana de atividade ilegal, como tráfico de drogas, humano, infantil, prostituição, mineração irregular com trabalho escravo etc. Evitando discussões outras aos que defendem que o importante é a grana, de onde vem é detalhe, citaremos apenas que tal evento se relaciona ao aumento das desigualdades, e por conseguinte, violência. Em consequência, lavagem de dinheiro é o processo de dissimulação da origem ilícita dos bens, geralmente dinheiro, desvinculando de atividade criminosa (tráfico de drogas ou corrupção, por exemplo). De acordo com a ONU, a lavagem de dinheiro representou 2,7% do PIB mundial em 2009.
Tal procedimento se faz por colocação, ocultação e integração. A colocação consiste em depositar o ilícito numa conta bancária dividindo-o em pequenas quantidades para transportá-lo ao estrangeiro; pode-se comprar ouro ou emitir cheque. A seguir, oculta-se o capital por meio de transferências eletrônicas dividindo-o entre contas, países, pessoas, ou empresas, criando uma aparente origem legal através de contratos inventados ou faturas falsas. No caso das faturas, são para serviços fictícios ou a custo inferior ao declarado permitindo empresas torná-los legítimos. Estas, geralmente são fantasmas visando pré lavar o capital; uma organização criminosa pode ter várias.
Como podemos ver, o processo para ser combatido necessita sê-lo através da fiscalização, mas se considerarmos a contaminação governamental por grupos especializados nesta atividade, a luta parece desigual. Outro detalhe talvez mais grave é a promiscuidade entre órgãos legais como bancos, empresas, Instituições religiosas, governamentais, de caridade ou ONGs e grupos criminosos visando ganho pelos dois lados. Um fato cuja evolução merece curiosidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s