Abraão, Moisés e nós

Um conceito simples de tribo seria o de agrupamento de pessoas com objetivos comuns visando a sobrevivência. Abraão talvez tenha dado um sentido racial a tribo, ao pedir que seu filho Isaac não se casasse com uma estrangeira e sim com uma mulher da sua comunidade; surgia aí o povo judeu, em que características afins adquiriam pela mulher sua perenidade.
Mais à frente, Moisés dá ao povo o sentido de transitoriedade da vida via hierarquia, ao através da tábuas de lei, dar sinal material da existência divina única. Usando a ideia judaica de próximo, ou próximo é seu pai, sua mãe e seus irmãos depois o vizinho e etc, procurou dar ordenamento às relações familiares com o conceito de amar o próximo como a ti mesmo, e quem sabe, conter conflitos que levariam a destruição. A proibição à cobiça da mulher do próximo, combate relações endogâmicas ou incestuosas, em que mulher do próximo é sua mãe, depois sua irmã (propriedade dos pais) e a mulher de seu irmão; ordenava assim relações intra familiares.
Com o surgimento do cristianismo, o conceito de proximidade se alarga tornando o próximo, o outro, com a grande família humana ao centro, ideia esta rejeitada pelo Status Quo vigente. No caso cristão, não cobiçar a mulher do próximo estabelece a lealdade via perenidade sanguínea, algo que parece em questão na modernidade.
Estes conceitos, associados ao ciclo de nascer e morrer deram o tom da existência ocidental até nossos dias. Consciente das dificuldades da vida material no espaço exterior, o cientificismo puro com o homem ao centro, e por questão de sobrevivência, decerto se obrigará a voltar-se à terra e suas origens; mais por falta de opções do que opções. Ficamos assim.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s