Maré vermelha

Tudo parece surgir espontaneamente por conta de condições muito próprias de caráter físico-químico em que ingredientes formam flocos esbranquiçados, e por conta do vai e vem marítimo, bate na praia formando espuma. Dependendo novamente de condições locais, visto por muitos, escurecem a água e novamente dependendo das condições locais e visto por muitos, acaba assumindo tonalidade algo avermelhada; à tudo chamaremos maré vermelha.
Observado no Rio de Janeiro precisamente do elevado do Joá, caminho da Barra, uma mancha em tom amarelada, que de tempos em tempos, era vista por quem lá passava. Alguns achavam que era material de esgoto que seria facilmente resolvida com obras de ampliação do elevado submarino; até aí nada demais. Posteriormente na orla de Angra dos Reis até Parati, mancha semelhante e, novamente de acordo com as condições marítimas associada a maré cheia, de preferência pós chuva, formava espuma na praia vista ao longo do mar.
Várias explicações e chegaram a triste conclusão; decorrente à condições marinhas, chuva, maré e despejo de matéria orgânica no mar, parecia fenômeno do aquecimento global, a ser observado se temporário ou definitivo; importante lembrar que acontecimento igual, talvez por condições ambientais semelhantes, foi também observado no litoral asiático.
O pior de tudo parece a reação dos vários segmentos envolvidos, variando da incredulidade até preocupação com problemas no turismo litorâneo. Convenhamos que ainda não estamos totalmente conscientes que tais fenômenos ambientais já nos batem à porta, com grande preocupação econômica e turística acima de tudo. Aceitemos que há prejuízo econômico por danos ambientais que será administrado obrigatoriamente por todos, queiramos ou não.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s