Apontando ao norte

A história mostra que o futuro aponta quem será favorecido ou prejudicado pelas modificações do presente. Consequente a ação humana sobre a terra, dizer que regiões mais frias tornar-se-ão mais amenas e decerto favorecidas parece razoável; aqui talvez Canadá Suécia Noruega e vizinhos do norte. Por conta disso, suecos como todos escandinavos, vivem conflitos ambientais pela mineração, a Noruega por petróleo, sem falar de russos e filandeses.
Segundo a “Fokus” o recente relançamento da atividade mineira no norte da Suécia favorece apenas interesses da indústria não rendendo lucros ao governo que fica com a parte ruim do negócio. Desde de 1992 a legislação sueca pende fortemente ao lado industrial maximizando a produção mineral. Quando a mina inicia sua produção o Estado tem 0,05% do valor extraído comparado com 5% de Gana 10% na Índia e 15% no Canadá ao passo que na Austrália chega a 30%; convenhamos, uma mamata maior que as nossas daqui. Sem falar que ao fim da exploração a limpeza fica por conta das empresas, caso não caiam em falência por perda da competitividade deixando assim a coisa ao Estado.
A falida mina de Blaiken ao norte da Suécia, ilustra que o prejuízo estatal foi de 23 milhões de euros na limpeza; oportunismo à escandinava. A agência ambiental sueca avalia que os custos atuais de limpeza das minas giram em torno de 230 a 350 milhões de euros, e com o plano de expansão, tudo parece ficar hibernando como ursos polares; semelhante aos daqui, empurrando pra frente. O crescimento da extração mineral nos países mais desenvolvidos encontra por sua vez, juventude militante mais consciente lutando pela preservação de minas próximas a bosques lagos e pântanos. Já os nativos, adotam os mineradores por conta do incremento econômico local; um dilema em discussão por lá que decerto aqui também chegará. Escolhas serão feitas entre questões econômicas e ambientais agora ou mais à frente. Por enquanto o futuro aponta ao norte, pois ao sul ou Antártica é fronteira mais empobrecida e a fome de mais valia ainda levará tempo.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s