Lições de um ocaso

Existem máximas seguidas ao pé da letra, enquanto outras nem tanto; atualmente parece em moda uma com os dizeres “grande demais para falir e pequeno demais para salvar”. Isto é dito, para ilustrar como o risco mercadológico merece atenção sob todos os aspectos, que o digam os americanos do norte a respeito da chamada desregulamentação do mercado; Eike Batista também.
Chegou a ser o sétimo mais rico do mundo, acumulou 34,5 bilhões de dólares em fortuna perdendo em um ano mais de 30 bilhões ficando com magros 2 bilhões de dólares. O ponto de partida do homem dos múltiplos chama-se matéria prima, valorizada por forte demanda chinesa associada a tendência nacional expansionista, levou nossa estrela entrar na área de petróleo indústria naval e mineração, fórmula infalível para torná-lo o mais rico do mundo.
O carro chefe chama-se OGX baseada na produção de petróleo, e em 2012, despertou suspeitas por conta de expectativas não cumpridas quando a anunciada meta de 20 mil barris/dia atingiu insuficientes 5 mil. Isto, desencadeou suspeitas que projeções foram infladas e a credibilidade de tudo foi posta à prova levando o conglomerado do céu ao inferno. As ações da OGX caíram 96% contagiando o restante do patrimônio; o mercado é cruel.
Disso tudo especialistas estrangeiros tiraram algumas lições, já que entre nós, poucos aventuraram  conjecturar o que pode ter acontecido ou lições que ficaram ou ficariam. Falam aí que a diversificação do risco era frágil muito acoplada a um mercado especulador e com pouca estabilidade; aí o grande problema ignorado tempos atrás pela desregulamentação, discordante por alguns. A isto, acrescentamos uma economia brasileira ainda sem fortes parâmetros de solidez que acabou perdendo seu ímpeto.
Após este crepúsculo, especialistas aconselham a não apostar grandes partes do capital no alto risco, preocupar-se com a liquidez, diversificar a grana investida, não criar expectativas pouco realistas, reduzir a dependência ao crédito, e por fim, ser otimista e não sonhador. Fica a lição para quem quiser, com a certeza que marketing é marketing.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s