Duas questões

Pesquisas de opinião mostram uma tendência francesa à extrema direita, apoio este, principalmente por mudança no perfil do eleitorado deste pais. O novo público da Frente Nacional consiste em 19% de idosos, antes resistente e agora eleitor, principalmente por sua assiduidade. Outro grupo que parece ir na direção da direita francesa é a classe operária, em que 44% parecem migrar da extrema esquerda à direita, caso não mudem de opinião até as eleições de 2014 ao Parlamento Europeu. As causas desta mudança, dizem os especialistas, é pela mediatização de questões ligadas a insegurança, imigração e delinquência, temas estes, preferidos da direita radical.
Outra questão em voga na mídia foi a divisão política radical nos EEUU com paralisação governamental; parece que Obama tornou-se refém da ultradireita, dito por alguns, agindo como neonazistas. Segundo Noam Chomsky, linguista norte-americano emérito no Massachussets Institute of Technology (MIT), crítico original do capitalismo e da ordem mundial tendo como centro os Estados Unidos, diz que a paralisação do governo norte-americano decorre por disputas incessantes no sistema político e chantagem das forças de direita mais primitivas. Acrescenta ainda, sinais de perda de influência de Washington na Síria e emergência na América do Sul com um conjunto de governos afastando-se dos EUA pela primeira vez em dois séculos.
Outro que também fala é Paul Krugman, que no New York Times, comentou: o partido republicano é minoritário na opinião pública e levou o governo à paralisação conseguindo maioria por conta de inúmeras artimanhas; obteve uma minoria de votos mas a maioria das cadeiras. Com isso impôs uma agenda extremamente nociva à sociedade.
São dois fatos envolvendo democracias tradicionais que enfrentam à sua maneira o cotidiano da modernidade, só o tempo, mostrará a todos sua razão ou atropelamento furioso pelos fatos decorrente a realidade que se afirma com força; aguardemos.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s