Seguindo em frente

Quando a vinte e cinco anos os EEUU anunciaram a chegada da guerra fria ao espaço com a ideia de “Guerra nas Estrelas” visando destruir qualquer carga nuclear em órbita terrestre, os russos criaram o míssil balístico intercontinental R-36M2 conhecido como Voevoda e apelidado na OTAN de Satã. O antigo chefe do Estado Maior russo Viktor Essin disse: “A decisão de criar o complexo balístico Voevoda foi tomada na época em que o presidente Reagan anunciava a formação da Iniciativa Estratégica de Defesa, isto é, a criação da defesa antimíssil escalonada com sistemas de ataque espaciais. A fim de suplantar este sistema de defesa foi necessário o complexo balístico, capaz de transportar grande carga,” portanto, com maior poder de fogo nuclear.
A desvantagem do Satã era seu posicionamento estacionário conforme o diretor do Centro de Pesquisas Sociopolíticas Victor Evseev: “A época em que mísseis tão pesados eram necessários findou. Agora é preciso novos mísseis que tenham um peso menor no momento de partida e, por conseguinte, transportem menos ogivas. Correspondendo na íntegra aos novos enfoques de diminuição do volume de armamentos nucleares”. Por conta de seu envelhecimento, os complexos balísticos de Voevoda estão com prazos de validade vencidos e os russos anunciam um mais moderno chamado de Sarmat.
Longe de considerarmos na prática o fim da Guerra Fria, agora com visual mais palatável, nota-se grande esforço técnico e científico em prol da indústria da morte. A macabra concorrência atinge níveis cada vez mais sofisticados, e consequente ao avanço tecnológico, deixa em segundo plano o avanço do homem em si. É a vida!

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s