O outro lado da questão

Como a lei deve ser para todos, estudo feito pela Universidade de Sarre localizada no oeste alemão e publicado no semanário econômico “Wirtschaftswoch”, avisa que a política de juros baixos executada pelo BCE e revalidada por seu presidente Mario Draghi, favoreceu de forma enérgica grandes empresas alemãs e de outros países do bloco econômico.
Por conta do semanário, a Volkswagen, Daimler y BMW, e mais quatro outras empresas deste país, arrolaram em 2012, 580 milhões de euros em economia de juros pela política de estímulo do BCE. Segundo o estudo, os consórcios em questão, pagaram em média 2,37% de juros em 2012 frente aos 4,45% em 2007. Tal montante, se eleva a 2,1 bilhões de euros se considerarmos o prazo para liquidação de tais obrigações de crédito. Com a manutenção da atual política, a indústria alemã poderá chegar a 3,1 bilhões de euros em benefícios pelos juros em patamares mínimos.
Esta notícia, não visa criticar a política de juros baixos praticada pelo BCE, pois atinge principalmente àqueles que estão com a corda no pescoço, e muitos deles, se livraram da falência graças a ela, ou melhor, a maioria. Isto nos mostra que grupos fortes, consequente a política praticada de juros baixos, ficaram mais fortes, podendo inclusive, crescer de tal forma, que acabam estimulando um cenário de concentração de renda via topo da pirâmide. Não é uma critica, repetimos, mas uma constatação, que ao fim da crise européia, saberemos seu real formato. Quem sabe, se por aqui, também não aconteceu o mesmo.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s