Barents e Siemens

– Petróleo e gás em Barents
A Noruega achou óleo e gás em Barents com potencial de 160 milhões de barris e talvez um bilhão de metros cúbicos de gás. O ministro norueguês da energia, Ola Borten, disse: “é uma grande satisfação encontrar petróleo numa latitude tão à norte.” Como todos sabem, o pólo norte está em voga por conta do petróleo e gás, e segundo o presidente da fundação Bellona, Frederic Hauge, é “inaceitável” extrair petróleo próximo aos limites da calota polar e ilha Bjornoya, pois trata-se de uma reserva de aves marinhas. Para a Noruega esse petróleo é bem vindo já que em 2000 extraía três milhões de barris no mar, e atualmente, consegue a metade disso. Com relação ao assunto, ocorreram no Reino Unido manifestações contra a extração de gás de Xisto, o mesmo na Romênia, estando os argelinos satisfeitos com o seu no deserto.
– Siemens
No Brasil o assunto está meio parado, mas na Alemanha, o ex-diretor da Siemens vai a julgamento por irregularidades na Argentina. A questão é a mesma, suborno pago pela empresa à funcionários públicos argentinos por contrato de fabricação de documentos de identidade com tecnologia digital (informação). A acusação é a mesma em todos os lugares, isto é, caixa dois e pagamento de propinas pela Siemens aos portenhos em 2003; valor da grana está em torno de 9,5 milhões de dólares.
O jornalista investigativo Hans Leyendecker esbravejou ao jornal Süddeutsche Zeitung que “com certeza, a Siemens teve durante muitos anos um sistema de caixa dois” e complementa: “funcionários descobertos nesses casos eram, em parte, transferidos ou promovidos”. O escândalo de caixa dois já custou a Siemens só em multas, custos judiciais, e pagamentos adicionais de impostos, 2,9 bilhões de euros; a empresa investiu 1,3 bilhão de euros ilegalmente para ter acesso a contratos lucrativos. A Siemens nos leva a crer que o negócio de investir em corrupção via propina e outros favores é altamente lucrativo, principalmente nos chamados países emergentes.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s