Vaclav Havel

A UE declarou os 10 anos seguintes a 2005 como a Década dos Ciganos, visando promover sua inclusão na sociedade, com dotações financeiras à sua adaptação. Atualmente a população cigana européia são 8 milhões locados na Romênia, Bulgária, República Tcheca e Eslováquia. Os dados são alarmantes, como 60% de analfabetos, 80% sem trabalho e mais de 90% vivendo abaixo da linha da pobreza. Sempre bom recordar que na segunda guerra, a população cigana na Tchecoslováquia foi praticamente exterminada, inclusive com esterilização feminina. Com a implantação do regime comunista, este país continuou sua aversão, conforme nos diz a Dra Nadezhda Demeter: “A atitude relativa aos ciganos como mentalmente atrasados e um povo de criminosos é comum na democrática República Tcheca”, e continua, “A ciganofobia já é há muito tempo uma doença dos tchecos”.
Apesar deste sentimento, vivem na República Tcheca 300 mil ciganos e muita coisa foi feita em seu benefício: uma Faculdade de Cultura Cigana na Universidade Carolina de Praga, um partido cigano, diversas organizações cívicas de direitos humanos, inspetores do Ministério da educação controlam o ensino dado aos ciganos. Em Paralelo, são vítimas de discriminação com recusa de trabalho e tratamento médico, sem conseguirem habitação a preços acessíveis.
Consciente que os tchecos são intolerantes com os ciganos, Vaclav Havel em reconhecimento, visitou quando em vida, um festival cigano em explícito apoio à etnia. Infelizmente não evitou que em 2013, a cidade de Ceske Budejovice inundasse os notíciários por manifestações anticiganas promovidas por skinheads. Ainda muito se caminhará até sermos chamados civilizados.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s