Deslocamentos

Cientistas da Universidade de York na Inglaterra, examinaram habitats de várias espécies desde algas até mamíferos, observando alterações dos últimos 40 anos. Daí concluíram que animais e plantas se deslocam da linha equatorial em direção aos polos da Terra. Viram que a distância média é de 17 km por década; ritmo este, três vezes maior que o previsto. A conclusão disto é que Moscou, por exemplo, poderá assistir a “intrusão” de insetos, animais e plantas de zonas meridionais.
Muito conhecida a ideia que animais reagem rápidamente à mudanças climáticas, como nos recorda o coordenador do WWF Vladimir Krever: “Está mudando tanto o número de espécies como o seu habitat. A tendência é visível; espécies do norte se deslocam mais para o norte, enquanto as do sul seguem o mesmo trajeto. Não podemos garantir que daqui a 5 anos em Moscou crescerão bananas e abacaxis. No entanto, ursos pardos e brancos se deslocarão em futuro próximo.”
Cientistas suspeitam que o aquecimento global esteja fazendo correções na natureza mais rápido que imaginamos. Moscou é um exemplo típico dessa ideia, por conta de uma primavera mais curta mostra-nos invasão de mosquitos e ácaros, acompanhados de nítidas alterações da flora e fauna. Por lá, descobriram no rio Yauza, lagostins e gadeões típicos habitantes de águas mais limpas. Afirmam ainda que nos lagos surgem pererecas e rãs com duas vezes o tamanho normal.
Como vemos, nossos amigos do lado de lá do mundo observam alterações no deslocamento e desenvolvimento da fauna e flora, coisa que aqui também é bastante visível. Como bem podemos notar, além da fauna e flora alteradas se adaptando, assistimos o mesmo com secas e enchentes. Enquanto isso, a fila vai andando.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s