Robert Menasse

O escritor austríaco Robert Menasse publicou em sua mais recente obra Der Europäische Landbote, um desmonte de ideias que possuía da UE. Em primeiro lugar, diz que a atual crise teve entre outros efeitos, acelerar a integração de uma Europa “pós nacional”. Nos expõe cinco surpresas sua sobre a Europa, como: a Comissão Européia é uma Instituição transparente e aberta, a burocracia de Bruxelas é pequena, modesta e barata, e seus fincionários, têm boa vontade em atender a terceiros. Sobre a capital belga, diz que não é uma cidade, e sim, um conglomerado de comunas obrigadas a se entenderem, acabando por tornarem-se laboratório à toda Europa. Trata-se de uma cidade multilingue, pequeno burguesa e descontraída sem o estigma de París, por exemplo.
A argumentação central da obra de Menasse é que os países da zona do euro são o maior obstáculo ao sucesso europeu, com as palavras: “Os dirigentes políticos querem que seus concidadãos acreditem que defendem interesses nacionais no seio do Conselho Europeu em Bruxelas mas, na verdade, só defendem os interesses de algumas elites econômicas e fazem recair um custo cada vez mais pesado sobre seus compatriotas”.
Caso a estrutura proposta por Menasse em sua recente obra esteja realmente em linha com os fatos, isto é, a realidade de que a elite político burocrática européia, tal qual nossos daqui, salvo exceções, defendam interesses corporativos econômicos, intelectuais etc e tal, decerto mereceria um tempo à reflexão. Convenhamos que hoje soa piegas e ingênuo querer que um funcionário público de carreira, ou mesmo político, defenda os interesses do povo por dever, e não por culto de imagem. Uma questão, ou mesmo bandeira de luta, que valeria a pena ser incorporada aos foruns de pressão que atuam sobre governos e pares.
Tão danoso como parecer algo e ser outra coisa completamente diferente, estar num governo e defender interesses fora do que deveria ser a função governamental, o povo e suas demandas, explica o porque ao longo dos anos fomos acumulando graves abismos entre nós.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s