Contaminação hídrica

Notícia veiculada na Costa Rica, diz que na localidade de Cañas ocorreram a morte de 9 trabalhadores do cultivo de cana açúcar, somando a outros treis totalizando 12; os principais sintomas são inssuficiência renal e desidratação. Exames procedidos para esclarecer a causa, mostraram alto índice de arsênico na água, e numa outra localidade próxima, suspeitaram contaminação por elementos vulcânicos. Na verdade, o que de concreto apresentam é a alta concentração hídrica de arsênico.
Outro país onde ocorreu questão semelhante foi Bengladesh, para combater a escassez de água, a ONU na década de setenta implementou programa de poços artesianos visando solucionar o problema. Naquela época, apareceram sarcomas de pele, lesões renais e etc, relacionadas a água subterrânea que também apresentava alto índice de arsênico. Ainda sobre Bengladesh: 25% dos poços perfurados estavam contaminados, perfazendo um total de 75 milhões de pessoas sob risco de contaminação. Além das lesões humanas apresentadas, houve grande impacto econômico, pois numa faixa de 500km, arrozais foram afetados entre o Ganges e a fronteira indiana.
A ONU avalia que 25 a 33% de todas as enfermidades do mundo podem ser atribuídas a questões ambientais. Cálculos recentes mostram que mortes prematuras relacionadas ao meio ambiente chegam a cifra de 18%; isto no mundo dito em desenvolvimento. Para concluir, as estatísticas são as seguintes: água e saneamento deficientes (7%), contaminação atmosférica em locais fechados (4%), enfermindades provocadas por vetores (3%), contaminação atmosférica urbana (2%), despejos agroindustriais (1%); detalhe: na África Subsaariana as mortes por água e saneamento (10%) e as enfermidades transmitidas por vetores (9%). Parece que a lógica prevalece como sempre foi: a corda arrebenta no lado mais fraco.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s