Astrofísica

A Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (MNRAS) uma das melhores revistas de Astrofísica, relata estudo proveniente da Universidade de Huelva, a respeito da passagem do cometa 21P/Giacobni-Zinner em outubro de 2011. Decorrente esta passagem, houve sobre nosso planeta desprendimento de gás e material sólido provocando tormenta das mais intensas da última década. Segundo conclusões científicas, uma tonelada de material se precipitou sobre nós com maior parte em partículas do tamanho de um grão de areia; salvo grande rocha ter se precipitado sobre a Espanha.
Segundo José Maria Madiedo, investigador dessa Universidade, o fragmento espanhol teria massa de 6kgs e ao colidir com a atmosfera a 83 000 kms/h, gerou uma bola de fogo do tamanho óptico da lua cheia. Pela composição dos elementos químicos em questão, investigadores dizem que se assemelham a um tipo de meteorito com materiais mais primitivos do sistema solar, caracterizando-se pela presença matéria orgânica.
Se Newton estivesse por aí, diria que a chuva de uma tonelada de material espacial provocaria alguma alteração em nosso viver. Convenhamos que o peso na terra não é o mesmo no espaço, mas deveríamos nos render a ideia de que, pela lógica, seu peso se alteraria por conta da tempestade de Sir Isaac. Tal ideia nos remete à Física Quântica ou a Teoria do Caos que alertam sobre a interferência de pequenos eventos nos sistemas determinando grandes mudanças.
Se o acontecido acima provocou ou não alterações por aí, talvez nunca saberemos. Quem sabe, mudassem nosso olhar interior, ou nosso olhar sobre o Universo, ou talvez sobre o planeta que vivemos. Decerto, prestaríamos mais atenção nos que, volta e meia, nos abordam deixando um rastro de gases e elementos cósmicos.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s