Transparência e cidadania

Vem de Israel uma história sobre transparência governamental. Orian Weitzman de 27 anos, soube por aí, que o Premier israelense Benjamín Netanyahu incluiu nos gastos pessoais, 2000 euros para compras de sorvetes de pistache e baunilha. Daí surgiu a macabra pergunta: “se esse dinheiro é o que ele gasta para sorvetes, qual seria o total para toda sua residência? Nessa brincadeira, rumores surgiram que o atual Primeiro Ministro israelense é o que mais gastou com seu cuidado pessoal. Retornando a Orian, entrou em contato com o departamento de Transparência Informativa do escritório do Premier que a ignorou. Frustrada, obteve as informações que queria, isto é, os gastos pessoais do Primeiro Ministro, via judicial, auxiliada pelo Movimento de Liberdade de Informação deste país.
As contas apresentados aumentaram 73% em 4 anos, passando de 400 000 euros em 2009 a 690 000 em 2012. Além de despesas de 66 000 euros em residências privadas no bairro de Rehavia em Jerusalém e região costeira de Cesaréa só em 2012. Orian avisa que Benjamin gasta 21 000 euros mensais com suas treis residências e que em vôos de mais cinco horas leva maquiadores e cabelereiros. O estopim de tudo foi o sepultamento de Margareth Thatcher, em que o Premier e esposa, instalaram verdadeiro aparato na companhia El Al no destino Tel Aviv Londres. Por esta viagem o governo pagou 105 000 euros, despertando a ira dos indignados israelenses por conta do aperto financeiro que o governo aplica no povão.
O caso é emblemático de como agentes governamentais têm nas últimas décadas se utilizado do poder público para satisfazerem ansiedades, vaidades, e ambições individuais. Num país como Israel com classe média consciente à moda ocidental, apesar de segmentos muito aquém e dos caminhos tortos não sonhados pela resolução da ONU que criava duas nações vivendo em paz, o resultado é um acerto entre governo e cidadania.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s