O velho e o novo

A concesão à empresa chinesa da construção de um canal unindo oceanos Atlântico e Pacífico por Daniel Ortega, trás à tona a discussão entre o velho e o novo. Pelo velho, a ideia de grande obra visando marcar governos passando-os a eternidade, sem se preocupar com um verdadeiro sentido da mesma, como por exemplo, se combate verdadeiramente a desigualdade, a pobreza e ignorância ou é mais do mesmo. Do lado do novo, a sustentabilidade.
Rapidamente: o canal terá 274 kms, começa em 2014 e termina em 2019, a custo inicial de 26 bilhões de dólares, com o detalhe de atravessar o Grande Lago da Nicarágua, que segundo os próprios chineses, é o rio amarelo nicaraguense. Sem falarmos de estratégia geopolítica chinesa ou o fascínio ideológico anacrônico, cientistas que vivem na Nicarágua, afirmam que o uso do Grande Lago será um grande desastre, apesar das promessas chinesas na preservação ambiental, país que nos mostra como o faz. Para Jacobo Sanchez, ex diretor do Corredor Mesoamericano na Nicarágua, “quando há parâmetros que assinalam que o Grande Lago não está na capacidade de resistir, deveríamos ter cuidado pois poderemos ficar sem canal e sem lago”; em outras palavras “um desastre irremediável”.
Afirmam ainda técnicos nicaraguensaes, que um derrame de 5mil barris de petróleo no Lago, levaria 20 anos para ser solucionado, além da perda definitiva da opção de se obter água potável. Segundo Víctor Campos, subdiretor do Centro Humbolt, o canal ultrapassa a capacidade técnica do país e da região centro americana: “nunca se construiu uma obra desta característica, nossa institucionalidade pública não precisou fazer os termos de referência a um impacto ambiental tão complexo”, disse.
A pior coisa que abate a política é saber utilizar os meios para chegar ao poder, todos, inclusive a guerra, e lá chegando, não saber o que fazer; taí um exemplo.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s